fbpx
Porquê “ Raízes da Coragem” - Oxitocinas
16528
post-template-default,single,single-post,postid-16528,single-format-standard,bridge-core-3.1.3,qi-blocks-1.2.6,qodef-gutenberg--no-touch,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1400,qode-theme-ver-30.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive

Porquê “ Raízes da Coragem”

Porquê “ Raízes da Coragem”

Só é possível contar nossa história  com todo nosso coração quando deixamos o automático de lado e prestamos atenção em tudo o que nos ajudou e nos ajuda a ser quem somos. Olhar para trás com olhos curiosos e gratos por tudo que vivenciamos. Pelas coisas prazerosas e por aquelas nem tanto( lê-se: muitas vezes dolorosas). Foi todo esse conjunto de experiências que nos transformaram em quem somos hoje.

Honrar, agradecer e nutrir nossas raízes é o que nos fortalece no desenvolvimento de escolhas melhores e mais conscientes. Pode ser o segredo para uma vida mais apaixonante e ao mesmo tempo harmônica.
Por mais contraditória que essa combinação possa parecer. E para todas nós, em nossos jardins individuais, que possamos reconhecer e adubar essas nossas raízes!

Desde cedo, 7 ou 8 anos ficava de olho arregalado aos amigos de classe que diziam não estudar e sempre tiravam boas notas. Isso nunca aconteceu comigo. Adorava estudar, mas as notas só vinham depois de subir na laje da construção de nossa casa – ainda cheia de vergalhões em relevo – sentindo a brisa no final do dia, que carregava o aroma dos eucaliptos do alto da montanha onde morávamos.

Com pouco menos de 10 anos…

Lá no algo da laje, sentia-me a Marília Gabriela apresentando o TV Mulher ou também a Glória Maria denunciando alguma rua esburacada da periferia do Rio de Janeiro no Jornal RJ TV. Era assim que eu aprendia. Dava aulas para uma plateia imaginária. Para explicar Português, Estudos Sociais ou até mesmo Matemática, eu ensinava. Talvez já começasse a sentir o que já sabia nossa Cora Coralina: a gente ensina o que precisa aprender.  Nesse processo curioso e divertido de tentar  entender o novo, ocorria o aprendizado. E as boas notas eram somente a consequência. A menina cresceu  e a necessidade de ensinar para aprender, só intensificou-se!

Talvez fosse mais bonito lhes dizer que “Raízes da Coragem” nasceu somente de anos estudando o desenvolvimento humano e observando o crescimento e as realizações de centenas de mulheres nesses últimos 10 anos. Mas faltaria algo. Minha própria necessidade de calibrar meu GPS interno.
De tempos em tempos, temos nossos “Recalculando Rota” e esses são os momentos de maiores desafios. Onde as Raízes da Coragem precisam estar mais fortalecidas.

Coragem em sermos nós mesmas. Coragem em enfrentar os desafios que surgem no caminho de um jeito maduro, sem desesperos e sem fugas. Vamos a alguns exemplos que podem ser  situações corriqueiras e provavelmente comuns a grande parte de nós. Onde o que mais desejamos seria  gerenciar ou administrá-las de um jeito mais responsável, de frente, sem jogar “nada para embaixo do tapete”:

  • Como se manter consistente em seus rituais diários: meditação, exercícios físicos, boa alimentação, quando “bombas emocionais” estouram ao seu redor e nem forças para levantar da cama, você sente?
  • Como manter-se firme, organizando melhor sua vida, se na prática você se pega procrastinando até a arrumação de sua mesa de trabalho ou sua louça na cozinha?
  • Como conciliar seus interesses individuais, com os interesses de sua família – maridos, parceiros e filhos, sem sentir-se culpada ou relapsa?

Quando entendemos o que é ser corajosa em nosso cenário individual, conhecendo a base, as raízes de nossa coragem, passamos então a exercer uma maior liderança em nossas vidas. Isso é sermos responsáveis por nós mesmas. Isso é deixar de reagir com os condicionamentos passados de anos a fio e passar a responder de uma maneira mais consciente e harmônica. E nosso principal objetivo é esse: te fornecer ferramentas para que você adube e fortaleça o que já existe de melhor dentro de você!

É por isso e muito mais que nasce “Raízes da Coragem”. Teoria, aliada com dinâmicas práticas para que nosso aprendizado se dê de um jeito leve, gostoso e divertido, como deve ser:

Prepare-se! Setembro está chegando. “Raízes da Coragem”

Vamos reconhecer e adubar as nossas!

Estou muito agradecida pelo espaço oferecido pelo grupo “Elas por Elas” em Vevey, sem esse espaço, essa troca não seria possível!

Pesquisamos também um local para esse mesmo em Workshop nas principais cidades da Suíça. Se você tiver dicas que possam nos ajudar, entre em contato!

Quando a mulher fica muito tempo longe do seu lar, ela se torna cada vez menos capaz de avançar na vida. Em vez de optar por arreios de sua própria escolha, ela como que fica pendurada na vontade dos outros. Fica tão vesga de cansaço que passa pesadamente pelo local que lhe serviria de ajuda e consolo.

– do livro “Mulheres que Correm com os Lobos” – capítulo 9: O retorno ao próprio Self.

Vamos juntas fortalecer nosso “Lar interno”!

O que significa Coragem para você e como são suas raízes?
Divide aqui com a gente!

Um grande beijo e que todas nós tenhamos grandes descobertas! Até daqui a pouco!

Cuidando de seu Jardim

Fortaleça sua Coragem, conhecendo seus hábitos.
Aproveite nosso CURSO GRATUITO “Cuidando de seu Jardim” !

” Quando a gente se organiza, é sinal que estamos nos levando mais a sério” – Geisa Mourão

    Por favor, não use acentos: Coletamos seu nome e e-mail para podermos manter contato com você. Veja nossa Política de Privacidade para maiores informações. Eu aceito que a Oxitocinas colete meu nome e meu-email.
    No Comments

    Post A Comment

    Acesse nosso curso GRATUITO
    "Cuidando do seu Jardim"

    Curso sobre Mudança de Hábitos - Baseado no Livro "O Poder do Hábito"