08 Apr Nos Bastidores do Cirque Du Soleil: Dedicação, Aceitação e Gratidão
Nos bastidores do Cirque du Soleil, encontramos um brasileiro guerreiro que dividiu conosco sua trajetória de persistência e fé até chegar em uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, Cirque Du Soleil. Local onde as artes circenses são re-inventadas com poesia, música, dança, tecnologia e muita paixão. Você conhecerá os três passos básicos que o levaram a um lugar muito melhor que seus melhores sonhos: dedicação, aceitação e gratidão. Quando focamos na nossa energia construtiva, utilizamos mesmo que insconscientemente esses passos, portas se abrem, amigos de amigos surgem e transformam-se em alavancas para nossas realizações. Respire fundo, o show está começando!
A paixão e a inquietude dele começaram cedo e ainda bem que seus pais incentivaram essa “queima de energia” desde os quatro anos de idade, através do futebol e da capoeira. Hoje o menino, Lukas Galante, transforma-se, num Homem de 21 anos – (o “transforma-se” é o olhar de Mãe, de quem também tem 02 meninos na mesma transformação)- cheio de energia e é um dos 60 artistas que contam a trajetória do mundo dos Beatles no espetáculo “LOVE” em Las Vegas, Estados Unidos.
Arquivo pessoal – Lukas Galante em performance
Ouvíamos falar dele, pelo menos há 12 anos, quando seu tio orgulhoso, compartilhava o progresso de seu sobrinho, com a capoeira e em seguida com o Breakdance (estilo de dança de rua). Aos treze anos sua dedicação à Capoeira começou a misturar-se com a nova paixão, o Breakdance. Depois de um ano de prática do break dance, como numa encruzilhada da vida, seu Mestre na capoeira o chamou para uma séria conversa onde abriu seus olhos para mostrar que ele à partir daquele ponto, precisaria escolher, pois estava levando movimentos do breaking para a roda da capoeira e esse não seria o caminho correto. E aí foi ele, fazendo sua opção e como um auto ditada, aperfeiçoando seus movimentos disciplinadamente, todos os dias. Como todos nós sabemos, as profissões não muito convencionais geram inseguranças e dúvidas de todos os lados, principalmente em nosso país. Quanto maiores eram as dificuldades em integrar a paixão pela dança, à realidade da zona leste e norte de São Paulo, onde morava e treinava, mais ia crescendo a certeza que aquele era seu caminho. E assim o encontramos pessoalmente em Vegas e três características saltavam aos olhos, mais que seu escancarado sorriso:
Conhecendo os Bastidores – Cirque Du Soleil
Dedicação – Focar e acreditar que se pode fazer a diferença em sua própria vida e na vida de outros, talvez seja a característica comum aos que vivem seus sonhos. Atuando profissionalmente naquilo que realmente amam, e não somente naquilo que garanta a subsistência. Essa certeza interna de se estar no caminho certo, mesmo apesar de normais e já esperadas pedras no caminho sempre foi algo presente na vida de Lukas. Patrocínios avulsos, incertezas e inseguranças no trabalho de free lance, esse é o cenário de quem se dedica a algo não tão convencional em todo mundo, e mais ainda em nosso cenário brasileiro. Como já disse Oprah Winfrey certa vez: “Sorte é estar pronto, quando a oportunidade vem”. E assim seguiu ele, preparando-se para o grande encontro. Treinando numa academia na zona norte de São Paulo, Lukas conheceu em 2012, dois outros artistas que viriam a ser futuras alavancas para contatos no Cirque Du Soleil, onde um deles já trabalhava. As portas começavam a se abrir, mas ainda, não totalmente. “Não acredito em sorte, acredito em trabalho. Fé em Deus e buscar aquilo que se quer pra sua vida”, nos contou, tentando criar as palavras corretas para um mantra natural já vivenciado por ele há muito tempo.
Aceitação – O tempo não é nosso. O tempo correto é algo determinado por algo muito maior que nós, que rege o equilíbrio de todos acontecimentos de nossas vidas. Quando nos exercitamos nesse entendimento, tudo fica menos complicado e os muros de resistência interna, vão aos poucos desmoronando. Quando o visto americano foi negado para aquele garoto de 19 anos, ele continuou firme sabendo que seu momento ainda não havia chegado, mas, chegaria! Quando questionado sobre a frustração de ter o visto negado na primeira tentativa, Lukas garante que não foi uma frustração, “apenas não era o momento certo”. É como jogar uma semente na terra e aguardar seu germinar. Mesmo que deixemos nossa ansiedade insana nos controlar, isso não mudará em nada o crescimento da semente. Aquela certeza interna, deu-lhe serenidade para continuar tocando seus “freelas”, dedicando-se à sua paixão e sabendo que seu momento ainda não havia chegado.
Gratidão – No caminhos dos que realizam, a gratidão é o fermento que faz tudo crescer. Gratidão pelas vitórias e gratidão também pelos tropeços do caminho, pois mesmo sem entendê-los racionalmente, uma voz interna vai sussurrando que tudo fará um sentido maior. Portas vão se abrindo. Estranhos tornam-se amigos e apresentam outros futuros amigos e juntos vão tecendo uma rede que servirá como alavanca para grandes saltos.
Hábito Saudável : Escrever
Saber aonde se quer ir, mesmo que não se saiba como chegar. “Eu tenho uma missão e não vou parar. Humildade sempre, acreditar que o que sua mente cria você pode realizar. Tudo isso que está acontecendo hoje, eu imaginei e anotei há 01 ano e meio atrás no bloco de notas do meu Ipod. (Parece mentira né? Haha), anotei a mudança de vida que queria, só não sabia como iria acontecer e nem imaginava que seria maior do que aquilo que anotei. Deus é incrível, fazem 09 meses que estou aqui em Las Vegas vivendo o sonho. Sonho de poder viver aquilo que amo e ser valorizado por isso. Ninguém tirava da minha cabeça que o que faço pode me levar a lugares que ninguém imagina”, conclui nosso breakdancer. E não temos dúvida, que com toda essa energia construtiva e do bem, exemplos como o do Lukas vão nos inspirando a realmente nos desembrulharmos e compartilharmos com o mundo o que temos de melhor!
E você, que tipo de energia vêm emitindo em relação ao que você quer realizar? Está meio confuso? Sem problemas….ainda não sabe muito bem o que fazer ? Ou, como colocar ações práticas que fortaleçam sua dedicação, sua aceitação em seu momento e sua gratidão no caminho? Todos nós passamos por momentos de confusão, fazem parte de nosso crescimento.
Entenda sobre como transformar sua energia, talvez em alguns momentos, estagnada, numa Energia construtiva!
Lukas Galante em seu personagem, LOVER
Leia toda entrevista com Lukas Galante
(clique na foto)
No Comments